Sorry, we don't support your browser.  Install a modern browser

Aprovação com ressalvas na avaliação por critério#16

O meu evento utiliza a avaliação por critério. Quando um avaliador avalia o trabalho e deseja que algo seja alterado ou ajustado, como um novo título, por exemplo, ele não consegue fazer isso nessa avaliação. É necessário entrar em contato com o organizador para que ele possa falar com o autor para realizar tal mudança. Acredito que seria interessante alguma forma de “avaliação com ressalva” também na avaliações por critério.

há um ano
4

Oi, Marcela. Tudo bom? Aqui é Ana Clara da Even3.

Entendi sua ideia e acho que ela realmente vai ajudar não só a sua, como a vida de vários outros organizadores. Deixei meu voto aqui ;)

há um ano
1

Isso é necessário!

há um ano
2

Muito útil!! Sinto muita falta disso.

há um ano
2

É de muita satisfação para nós, da Even3, saber que os organizadores querem nos ajudar a melhorar a paltaforma. Podem ter certeza que essa ideia será avaliada por nossa equipe de desenvolvimento! ;)

há um ano

Estou sentindo falta disso também.

há um ano
1

Concordo! Senti falta desta opção!

há um ano
1
S

Sim! Será muito útil!

há um ano

Eu entendo que quando não existem critérios, o próprio avaliador já emite o parecer final (aprovado/reprovado/aprovado como ressalvas) e já envia os comentários ao autor, para que o mesmo possa melhorar seu trabalho.

No entanto, quando existem critérios, o avaliador não emite o parecer final, ele emite apenas as notas e o parecer final depende da comissão científica (baseado na nota de corte).

Vamos imaginar a seguinte situação:

Meu evento tem uma nota de corte 8. (Trabalhos com média inferior a 8 são reprovados)

Nesse contexto, temos o seguinte trabalho:

Avaliador 1: Nota 7
Avaliador 2: Nota 8
Média Final: 7.5

Neste caso, o trabalho seria reprovado sem nenhuma possibilidade de revisão. O que é ruim para o meu evento, pois com alguns ajustes esse trabalho poderia ser melhorado e apresentado.

Outro ponto importante é que a decisão do trabalho ser ou não revisado não deve ficar nas mãos da comissão científica, já que eles possuem acesso a todos os dados do trabalho, incluindo nome e filiação dos autores, o que pode gerar algum viés por parte dessa comissão, interferindo assim no processo de “Double-Blind Peer Review”.

Minha sugestão é que se permita a emissão de parecer com ressalva por parte do avaliador da seguinte forma:

Ao emitir o parecer o avalidor contaria com duas opções:

1 - Emitir as notas
2 - Solicitar uma revisão antes de emitir suas notas

Caso escolha a opção 2, o trabalho iria com os comentários para o autor realizar a revisão e quando voltasse, o avaliador poderia emitir uma nota melhor, evitando o problema no exemplo acima.

É uma forma simples e rápida de resolver o problema.

há um ano
2
M

Apoio a ideia de que possa haver ressalvas nas avaliações por critérios

há 8 meses